Angola vai ser, nos próximos tempos, o centro de formação de juízes, comissários e treinadores de ciclismo a nível dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), informou esta terça-feira, em Luanda, o presidente da Confederação Africana da modalidade (CAC), o egípcio Waghi Azzam.

A informação foi prestada à imprensa no final de uma audiência com o ministro da Juventude e Desportos angolano, Gonçalves Muandumba, durante a qual o responsável pelo ciclismo no continente considerou existirem em Angola condições básicas para que tal pretensão seja um facto, sem, contudo, avançar datas para o arranque da formação.

"Angola vai ser o centro de formação para os outros países africanos de língua portuguesa", disse, explicando que numa primeira fase serão formados técnicos, comissários e juízes, visando avanços significativos da modalidade, com base sólida.

Azzam referiu ser já o ciclismo uma realidade, pelo que se pretende desenvolver outras modalidades com bicicletas, que possam envolver crianças e jovens, e prometeu prestar, doravante, todo o apoio técnico neste sentido.

O responsável egípcio abordou com o governante angolano aspetos ligados à primeira edição da "Volta a Angola em bicicleta", uma iniciativa da Federação Angolana de Ciclismo, inserida nas comemorações do 40º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de novembro.