O ciclista português Sérgio Sousa vai representar a equipa austríaca Vorarlberg na próxima temporada, confirmou esta terça-feira à agência Lusa o sétimo classificado da última edição da Volta a Portugal.

"Correr um calendário internacional sempre foi um objetivo meu, sou ciclista profissional há dez anos, sempre corri em equipas portuguesas e nas poucas competições que fazia fora de Portugal sentia um fascínio diferente. Sinto que evoluí ao longo destes dez anos, amadureci como atleta profissional, mas ao mesmo tempo torna-se esgotante encontrar as motivações para me superiorizar", revelou à agência Lusa.

Sérgio Sousa acredita que ao assinar pela Vorarlberg, equipa continental austríaca, está a aceitar um desafio que o fará sentir-se "ainda mais atleta de alta competição".

"Portugal é um ótimo país para se iniciar no ciclismo, mas se as equipas olhassem mais para o calendário internacional, provavelmente não sentiria esta necessidade de ‘emigrar’", reconheceu.

Sérgio Sousa, de 32 anos, despede-se assim do pelotão português, no qual cumpriu toda a sua carreira: entre 2005 e 2010 representou o Boavista, saindo para a Efapel, onde esteve até 2014, altura em que assinou pela LA-Antarte.

Este ano, o corredor de Santo Tirso, que foi vice-campeão de fundo e medalha de bronze no contrarrelógio dos Nacionais de estrada de 2014, conseguiu o seu melhor resultado de sempre na Volta a Portugal, ao ser sétimo classificado e o melhor da LA-Antarte na geral.