O ciclista italiano Elia Viviani (Sky) ascendeu hoje à liderança da Volta a Abu Dhabi, ao vencer a segunda etapa, com Bruno Pires a ser o melhor português na geral, na 51.ª posição.

Viviani foi o mais rápido no ‘sprint’ final, após os 130 quilómetros do percurso, que teve partida e chegada em Abu Dhabi, cortando a meta em 3:02.07 horas, à frente do eslovaco Peter Sagan (Tinkoff-Saxo), campeão do mundo, e do italiano Fabio Sabatini (Etixx-Quickstep).

Na geral, Viviani tem quatro segundos de avanço sobre o compatriota Andrea Guardini (Astana), anterior líder, e sobre Peter Sagan.

Entre os portugueses, Bruno Pires (Tinkoff-Saxo), que chegou integrado no pelotão, é 51.º, a 10 segundos do líder, enquanto Mário Costa (Lampre-Mérida), que também cortou a meta com o mesmo tempo do vencedor, ocupa o 73.º posto, a 52.

No sábado, corre-se a terceira etapa, com os ciclistas a terem de percorrer 140 quilómetros, entre Al Ain e Jebel Hafeet, com a meta a coincidir com uma subida, instalada a 1.025 metros de altitude.