A Colombia-Coldeportes, equipa que lançou os principais ciclistas colombianos do pelotão internacional, anunciou hoje o seu fim por falta de orçamento para competir no próximo ano.

A decisão, anunciada hoje em comunicado pelo diretor desportivo e ex-campeão mundial Claudio Corti, prende-se com a impossibilidade demonstrada pelo principal patrocinador, o Instituto Colombiano do Desporto (Coldeportes), em assegurar o financiamento necessário para a continuação da equipa na alta competição.

“É uma pena, mas deixámos a nossa marca”, defendeu Corti, que dirigiu a formação nos últimos quatro anos.

A Colombia-Coldeportes participou nas últimas duas edições da Volta à Itália, na última Volta a Espanha, em quatro edições da Volta à Lombardia, em duas Milão-São Remo, uma Liège-Bastogne-Liège e duas Tirreno-Adriático e ‘formou’ campeões como Nairo Quintana (Movistar), Sergio e Sebastian Henao (Sky), Darwin Atapuma (BMC) ou Esteban Chaves (Orica-GreenEdge).

“Evidentemente é muito triste ver terminar um ciclo iniciado com entusiasmo e grandes esperanças e, sobretudo, depois de várias temporadas nas quais a equipa foi capaz de ganhar a consideração de todo o panorama velocipédico mundial”, assumiu Corti.

O italiano lamentou ainda que a formação colombiana não tenha tido a oportunidade de estrear-se no Tour.

“Infelizmente, a decisão final da Coldeportes foi-nos comunicada nos últimos dias, privando-nos de cumprir os trâmites da União Ciclista Internacional (UCI) e de dar uma oportunidade a toda a equipa”, concluiu.