O ciclista suíço Fabian Cancellara, por quatro vezes campeão mundial de contrarrelógio e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Pequim2008, anunciou hoje a sua retirada no final da época de 2016.

Fabian Cancellara, de 34 anos, que teve uma época marcada por várias lesões que o impediram de lutar pelo triunfo nas grandes clássicas e no Mundial de Richmond, anunciou a sua decisão na cerimónia da entrega de prémios helvéticos de ciclismo.

“A minha última época será em 2016. Este é o momento adequado à minha retirada. Agora estou pronto para outros desafios. O ciclismo não é a minha vida, mas apenas parte dela”, referiu Fabian Cancellara.

Vencedor por três vezes do Tour da Flandres e da clássica Paris-Roubaix, Cancellara sofreu uma grave lesão quando disputava a prova E3 Harelbeke, que lhe provocou a fratura de várias vértebras e o impediu de revalidar esses títulos.

Na Volta a França, o ciclista suíço foi obrigado a desistir quando envergava a camisola amarela de líder na sequência de uma queda, que lhe provocou novas fraturas nas vértebras.

Cancellara ascendeu a profissional em 2001, com as cores da Mapei, após o que envergou as camisolas da Fassa Bortolo, CSC, Saxo Bank e Leopard Trek, que se fundiu com a RadioShack e se converteu na Trek Factory Racing, sua equipa atual.

Do seu palmarés constam oito vitórias no Tour de frança, tendo envergado por 29 vezes a camisola amarela, e três na Volta a Espanha.