O ciclista português Tiago Machado (Katusha) revelou à agência Lusa que vai iniciar a temporada no Tour Down Under, passará pelo Algarve e estará na Volta a Espanha.

Já um ‘habitué’ em terras australianas, Machado arranca 2016 no Tour Down Under, que decorre entre 19 e 24 de janeiro, antes de fazer a sua única aparição em território nacional em representação da Katusha na Volta ao Algarve, onde defenderá, entre 17 e 21 de fevereiro, o terceiro posto alcançado no ano passado.

A época do corredor de Famalicão, que fechou 2015 como um dos ciclistas com mais dias de prova acumulados, prossegue no Tirreno-Adriático (09 a 15 de março), com o Circuito de Sarthe (05 a 08 de abril) a servir de preparação para a trilogia das Ardenas: Amstel Gold Race (17 de abril), La Flèche Wallonne (20) e Liège-Bastogne-Liège (24).

As clássicas da primavera são a última ‘paragem’ de Machado antes da viagem até aos Estados Unidos para a Volta à Califórnia, que se realiza entre 15 e 22 de maio.

Ao contrário das últimas duas edições, em 2016 o homem da Katusha não estará na Volta a França, participando, em datas coincidentes, na Volta a Polónia (12 a 18 de julho), já após ter alinhado na Volta à Suíça (11 a 19 de junho).

A ‘grande’ volta que a equipa russa, que tem José Azevedo como diretor desportivo e o espanhol Joaquim Rodríguez como principal figura, reservou para o português foi a Vuelta (20 de agosto a 11 de setembro), que será antecedida no calendário pela Clássica de San Sebastián (30 de julho).

Elemento integrante da lista provisória da Katusha para o contrarrelógio por equipas dos Mundiais de ciclismo de estrada, que este ano estão agendados para outubro (09 a 16) por serem em Doha (Qatar), Machado ainda estará nas clássicas italianas.

"O calendário é do meu agrado, gosto de correr a Vuelta", disse o corredor à Lusa, desde Calpe (Espanha), onde está concentrado com a equipa, prometendo fazer o melhor possível em cada uma das provas em que irá participar.