A Volta à Baviera, a única prova de ciclismo profissional por etapas disputada na Alemanha, foi cancelada, anunciou hoje a organização, que não conseguiu reunir as verbas necessárias para a sua realização.

A Alemanha, uma das principais nações do ciclismo mundial, fica assim sem a sua única prova na elite, que deveria ir para a estrada entre 25 e 29 de maio.

A organização da corrida alemã não conseguiu recompor-se da perda do seu patrocinador principal e encontrar um substituto em tempo útil para assegurar os 300 mil euros de orçamento da edição de 2016.

O desaparecimento da Volta à Baviera, na qual o português Tiago Machado (Katusha) foi segundo este ano, deixa a Alemanha órfã de grandes provas por etapas, depois do adeus da Volta à Alemanha, em 2008.

Os últimos anos ficaram marcados pelo divórcio da Alemanha do ciclismo mundial, motivado pelos casos de doping que abalaram a modalidade. No entanto, este ano, pela primeira vez desde 2011, o canal público alemão ARD transmitiu a Volta a França.

Os britânicos Alex Dowsett (2015) e Geraint Thomas (2014 e 2011), o italiano Adriano Malori (2013) e o australiano Michael Rogers (2012) foram os últimos vencedores da Volta à Baviera.