O francês Thibaut Pinot vai liderar a equipa FDJ na Volta ao Algarve em bicicleta e será mais um candidato à vitória na 42.ª edição da prova, que se realiza entre 17 e 21 de fevereiro.

Terceiro na Volta a França de 2014 e vencedor este ano da etapa que terminou no Alpe D'Huez, Thibaut Pinot terminou a época de 2015 no décimo lugar do 'ranking' mundial. Entre outros, Pinot vai estar acompanhado por Alexandre Geniez, outro trepador, que em 2014 foi quarto classificado na 'Algarvia'.

A 42.ª Volta ao Algarve vai receber pelo menos quatro corredores do 'top 10' mundial: o espanhol Joaquim Rodríguez (Katusha), segundo, o italiano Fabio Aru (Astana), quinto e vencedor da Volta a Espanha, o espanhol Alberto Contador (Tinkoff), sétimo, e Thibaut Pinot.

Além destes, estão já confirmadas as presenças de outras figuras do pelotão internacional, nomeadamente o belga Tom Boonen (Etixx-QuickStep), campeão mundial em 2005 e vencedor de quatro edições da Paris-Roubaix e três da Volta à Flandres, e o suíço Fabian Cancellara (Trek-Segafredo), quatro vezes campeão mundial e uma vez campeão olímpico de contrarrelógio. O helvético venceu também a Paris-Roubaix e a Volta à Flandres em três ocasiões.

A corrida portuguesa será disputada por 24 equipas, metade das quais do World Tour, a 'primeira divisão' mundial: Astana, Cannondale, Etixx-QuickStep, FDJ, IAM Cycling, Katusha, Lotto Soudal, Lotto NL-Jumbo, Movistar, Team Sky, Tinkoff e Trek-Segafredo.