John Degenkolb, atropelado no sábado em Espanha juntamente com outros cinco ciclistas da Giant-Alpecin, foi hoje transferido para um hospital na Alemanha, onde deverá ser submetido a uma segunda operação ao dedo esquerdo, que ficou parcialmente cortado.

O ‘sprinter’ alemão, que ficou gravemente ferido, já foi submetido a duas operações sucessivas em Espanha, nomeadamente para reimplantar um dedo da mão esquerda, parcialmente cortado no atropelamento.

“O indicador esquerdo de John ficou danificado no acidente e [Degenkolb] vai ser submetido a uma nova operação na Alemanha. Como atleta profissional, ele necessita que o seu dedo volte a ser funcional”, explicou o médico da Giant-Alpecin Anko Boelens, citado no comunicado da equipa.

Os corredores usam o indicador para acionar os travões e para mudar as mudanças da bicicleta.

“O tempo de recuperação é extremamente difícil de prever”, completou Boelens, sem esclarecer se a paragem de três meses prevista pelo médico que operou o alemão em Espanha se confirma.

Com esta nova operação, é ainda mais provável que o vencedor da Milão-San Remo e do Paris-Roubaix falhe toda a temporada das clássicas de primavera.

O comunicado da Giant-Alpecin informa também que Chad Haga, o ciclista que ficou em pior estado, não precisará de ser operado à fratura numa órbita ocular. “Agora que a inflamação diminuiu, a cirurgia não será necessária”, precisou Boelens, informando que o norte-americano poderá sair do hospital nos próximos dias.

Os outros quatro ciclistas, incluindo o líder da equipa, o francês Warren Barguil, que na quinta-feira vai ser operado ao escafoide, evoluem de forma regular.

No sábado, quando treinavam em Benigembla, cerca de uma centena de quilómetros a sul de Valência, os seis ciclistas foram atingidos por uma viatura conduzida por uma cidadã britânica que seguia em contramão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.