O ciclista belga Stijn Vandenbergh deu mais um triunfo à Etixx-Quickstep neste início de temporada, ao vencer a quinta e última etapa da Volta à Comunidade Valenciana, que consagrou o holandês Wouter Poels (Sky).

Um dia depois de Marcel Kittel ter vencido a geral da Volta ao Dubai, Vandenbergh comprovou o estado de graça da sua equipa, ao ser o último resistente de uma fuga para chegar na frente à meta, com o pelotão nas suas costas.

Nas seis voltas ao circuito urbano nas ruas de Valência, o corredor belga foi um dos oito aventureiros que se destacaram do pelotão, nos quais também se encontrava o português Domingos Gonçalves (Caja Rural), e foi o único a resistir à perseguição movida pelas equipas dos sprinters, erguendo os braços no final dos 110 quilómetros da quinta tirada.

Depois de ter rodado em solitário nos últimos cinco quilómetros e ter sobrevivido a um inconveniente plástico que se agarrou à roda traseira, Vandenbergh cruzou a linha de chegada com o tempo de 02:12.25 horas, o mesmo com o que foi creditado o pelotão, liderado pelos holandeses Dylan Groenewegen (Lotto-Jumbo) e Raymond Kreder (Team Roompot).

No grupo principal chegaram, além do camisola amarela Wouter Poels, todos os portugueses, com exceção de José Gonçalves (Caja Rural), que foi 174.º, a 03.00 minutos.

A vitória na geral representa uma confirmação para o holandês da Sky que, aos 28 anos, conquista a sua primeira prova por etapas, inscrevendo o seu nome no palmarés da corrida espanhola que regressou esta temporada, depois de ter sido extinta em 2008.

Ao pódio subiram também os espanhóis Luis León Sánchez (Astana), segundo a 46 segundos, e Beñat Intxausti, terceiro a 56 segundos.

Ricardo Vilela (Caja Rural) foi o único português a terminar no ‘top 30’, sendo 29.º a 03.44 minutos de Poels. Bruno Pires (Team Roth) ficou cinco lugares abaixo, a 04.24, com os irmãos Gonçalves a serem, respetivamente, 52.º (a 06.24) e 75.º (a 11.55).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.