O ciclista belga Philippe Gilbert (BMC) venceu hoje a Volta a Múrcia, batendo ao ‘sprint’ um filho da região, o espanhol Alejandro Valverde, e o russo Ilnur Zakarin, enquanto Sandro Pinto (Louletano-Hospital de Loulé) foi o melhor português.

Na ponta final dos 199,3 quilómetros de corrida entre San Javier e Múrcia, Gilbert, de 33 anos, campeão do mundo em 2012, foi o mais astuto e atacou no momento certo para se impor no reduzido grupo de corredores que disputou a vitória, concluindo a prova em 5:02.12 horas.

Valverde (Movistar), número um do 'ranking' mundial, e Zakarin (Katusha) terminaram em segundo e terceiro, com o mesmo tempo do vencedor, tal como Luis León Sánchez (Astana), outro murciano, que fechou o quarteto da frente, enquanto Sandro Pinto chegou em 35.º, a 6.16 minutos.

Pinto foi o melhor da equipa de Loulé, que colocou o espanhol Francisco Gómez em 37.º, a 6.21, João Benta em 46.º, a 7.37, e o também espanhol Vicente de Mateos no 66.º posto, a 8.54. Os espanhóis Eloy Teruel e José Segovia não terminaram, tal como José Mendes, da Bora-Argon 18.