O ciclista belga Greg Van Avermaet (BMC) conquistou hoje a Het Nieuwsblad, primeira das ‘clássicas’ belgas, ao bater ao 'sprint' o campeão do mundo, o eslovaco Peter Sagan (Tinkoff).

Van Avermaet levou a melhor na batalha dos eternos segundos, condenando Sagan ao seu terceiro lugar de vice na temporada e relegando o compatriota Tiesj Benoot (Lotto Soudal) para a terceira posição.

Os três homens isolaram-se, na companhia do britânico Luke Rowe (Sky) e do francês Alexis Gougeard (AG2R), a cerca de 40 quilómetros do final da prova, anteriormente conhecida como Het Volk, e sobreviveram à perseguição do pelotão, que demorou mais nove segundos, cumprindo os 200,8 quilómetros da ‘clássica’ belga, com final em Gent, em 04:54.12 horas.

“Esta chegada, numa ligeira subida, encaixa nas minhas caraterísticas. Sentia-me cansado, mas consegui surpreender os meus adversários ao lançar o ‘sprint’ no melhor momento, na última curva”, descreveu Van Avermaet, "feliz por ter, finalmente, levantado os braços, depois de acumular postos de honra”.

O belga de 30 anos procura a vitória num ‘monumento’, as principais ‘clássicas’ do ciclismo, tendo como principal objetivo a Volta a Flandres.