A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) apresentou hoje o oitavo Grande Prémio Liberty Seguros, que vai decorrer no Algarve, a 12 e 13 de março, com a participação de 184 corredores de 23 equipas, provenientes de 20 países.

Com as formações estrangeiras constituídas essencialmente por jovens corredores, um dos destaques vai para o português Rúben Guerreiro, que representa a equipa norte-americana Axeon-Hagens Berman e que venceu a edição de 2015 deste Grande Prémio.

Já no âmbito nacional, segundo o presidente da FPC, Delmino Pereira, este grupo de ciclistas "permite às equipas portuguesas destacarem-se e tentarem liderar um pelotão com equipas do mesmo nível".

O presidente da FPC salientou a presença de muitas equipas internacionais, algumas das melhores ‘escolas’ de ciclismo do mundo. "Vamos ter uma enorme presença de equipas internacionais de 20 países, com algumas das melhoras ‘escolas’ de ciclismo do mundo", explicou aos jornalistas.

Delmino Pereira assumiu que, em redor desta prova, existirão outros pontos de interesse desportivo, como o Congresso da União Europeia de Ciclismo, em Loulé. "Queremos que Portugal se afirme como um país que faz bem ciclismo. Temos 180 corredores que vão criar a dinâmica que precisamos. No mesmo fim de semana decorre o congresso da União Europeia do Ciclismo, em Loulé, pois queremos apresentar as grandes condições do Algarve para estágios desportivos. Vamos organizar uma ação de formação sobre a gestão da carreira de ciclistas, para ensinar os corredores a planearem toda a sua carreira", afirmou.

Para Luís Encarnação, vereador da Câmara Municipal de Lagoa, esta prova vai ajudar a combater a sazonalidade do Algarve, quer a nível turístico, quer desportivo.

"É importante o dinamismo que o ciclismo empresta aos nossos concelhos, ajuda a combater a sazonalidade. O turismo desportivo surge como grande oportunidade para promover o Algarve a nível nacional e internacional ", destacou.

A prova, que terá um total de 337,9 quilómetros, distribuídos por duas etapas, tem um fator histórico, uma vez que se cumpre a 26.ª Clássica do Restaurante Alpendre, que será disputada ao longo de 151, 6 quilómetros, com partida e chegada em Vila Nova de Cacela.

Na segunda e última etapa, a partida será feita perto do auditório Municipal de Lagoa, tendo final na Câmara Municipal do mesmo concelho, após 186,6 quilómetros.

- Programa do oitavo Grande Prémio Liberty Seguros, que decorre no Algarve a 12 e 13 de março:

- 1.ª Etapa: Vila Nova de Cacela - Vila Nova de Cacela (151,3 Km).

- 2.ª Etapa: Lagoa - Lagoa (186,6 Km).