O norueguês Jensen August (Team Coop-Oster Hus) venceu hoje o 8.º Grande Prémio Liberty Seguros, que terminou em Lagoa, com a segunda e última etapa ganha pelo canadiano Will Routley (Rally Cycling).

Os 186,6 quilómetros da tirada, que celebraram o estatuto de Lagoa como Cidade do Vinho 2016, com partida e chegada naquela cidade algarvia, foram disputados a alta velocidade, a uma média de 41,119 km/hora.

Jensen August segurou a camisola amarela, que vestiu no sábado, graças aos três segundos de bonificação que amealhou nas metas volantes da tirada.

Foi essa a diferença que o separou do segundo classificado na geral, Will Routley, vencedor da etapa de hoje.

O terceiro na geral foi o espanhol Vicente Garcia de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), melhor corredor das equipas portuguesas, a cinco segundos.

"Foi uma corrida muito dura, pois fiquei apenas com um colega de equipa para os últimos 100 quilómetros e tivemos de trabalhar muito para manter tudo junto no grupo da frente”, afirmou Jensen August, antes da coroação no pódio.

Will Routley teve de contentar-se com o triunfo na etapa, à frente de Imanol Estévez (Euskadi Basque Country-Murias) e de Vicente García de Mateos, segundo e terceiro na tirada.