A 34.ª Volta ao Alentejo parte hoje para a estrada com a certeza de que no domingo haverá novo vencedor, que sairá do pelotão de 170 ciclistas que vão alinhar nos 907,8 quilómetros entre Portalegre e Évora.

Aconteça o que acontecer nas cinco etapas, há já uma certeza: a Volta ao Alentejo vai continuar a ser a única prova por etapas do calendário da União Ciclista Internacional (UCI) que nunca foi ganha duas vezes pelo mesmo corredor, uma vez que não há qualquer antigo vencedor entre os inscritos para a 34.ª edição.

Na ausência dos três primeiros classificados de 2015, o português Samuel Caldeira (W52-FC Porto), quarto no ano passado, vai partir com o dorsal número um, esperando que este seja sinónimo de uma vitória que escapa aos ciclistas lusos há dez anos, ano em que Sérgio Ribeiro venceu a ‘Alentejana’.

À partida para a primeira etapa, uma ligação de 158 quilómetros entre Portalegre e Castelo de Vide, alinharão 170 corredores, em representação de 22 equipas, dez das quais internacionais.

As primeiras pedaladas desta edição serão dadas às 12:00, hora da partida simbólica, com o pelotão a seguir rumo à meta volante do Crato, situada logo ao quilómetro 17.

De seguida, os ciclistas irão passar mais dois ‘sprints’ intermédios, em Monforte (57,4 km) e Portalegre (99), antes de enfrentarem a mais alta contagem de montanha desta edição, uma segunda categoria em Cabeço de Mouro (102,2).

Antes da chegada, prevista para as 16:07, na Rua de Bartolomeu Álvares da Santa, em Castelo de Vide, a caravana encontrará ainda mais três contagens no percurso: a de 3.ª de Monte Paleiros (107,3), a de 4.ª do Marvão (118) e a de 3.ª da Senhora da Penha (138,6).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.