O ciclista norueguês Krister Hagen (Coop-OsterHus) está a 172,3 quilómetros de coroar-se hoje como o 34.º vencedor da Volta ao Alentejo, em outras tantas edições.

Com apenas um segundo de vantagem sobre Enric Mas (Klein Constantia), Hagen tem o grande desafio de evitar que o ciclista espanhol some bonificações quer nas três metas volantes da ligação entre Santiago do Cacém e Évora, quer na meta.

O pelotão de 150 unidades vai encontrar a primeira meta volante da jornada ao quilómetro 28,3, em Isaías, enfrentando pouco depois (47,6) uma contagem de montanha de quarta categoria em Alcácer do Sal.

O segundo ‘sprint intermédio’ da quinta etapa está instalado em Vendas Novas (103,2), com os corredores a seguirem para Montemor-o-Novo, onde está localizada, ao quilómetro 126,1, a última montanha desta edição, uma quarta categoria.

Antes da chegada à Praça do Giraldo, em Évora, prevista para as 15:51, ainda há uma meta volante em Arraiolos (148).

A principal preocupação de Hagen na última etapa da 34.ª Volta ao Alentejo será mesmo Enric Mas, já que Jesus Ezquerra e David de La Fuente, ambos do Sporting-Tavira, estão, respetivamente, a 10 e 11 segundos, com Rafael Silva (Efapel) a ser o melhor português, no quinto lugar, a 14.

Aconteça o que acontecer na quinta e última etapa, há já uma certeza: a Volta ao Alentejo vai continuar a ser a única prova por etapas do calendário da União Ciclista Internacional (UCI) que nunca foi ganha duas vezes pelo mesmo corredor, uma vez que não há qualquer antigo vencedor no pelotão da 34.ª edição.