A organização da Paris-Roubaix, uma das mais importantes ‘clássicas’ do ciclismo, anunciou esta terça-feira o ajustamento do horário da prova aos dos comboios, de forma a evitar que a corrida possa ser interrompida por passagens de nível fechadas.

“Decidimos adiar um pouco a hora de partida para evitar o que sucedeu no ano passado, quando o pelotão passou ao mesmo tempo que um comboio”, afirmou o diretor da prova, Thierry Gouvenou.

Assim, a prova, que contará com a presença do português Nelson Oliveira (Movistar), partirá de Compiègne, às 09:40 (hora de Lisboa), 20 minutos depois da hora inicialmente prevista.

Gouvenou admitiu, no entanto, que se as condições meteorológicas forem adversas podem ser feitos reajustes, garantindo que o horário definitivo será anunciado no sábado à tarde.

Na edição de 2015, a pouco mais de 87 quilómetros do final, o pelotão deparou-se com cancelas fechadas numa passagem de nível, mas alguns corredores atravessaram-na, desrespeitando o regulamento e as indicações de um agente da autoridade.

O último dos ciclistas que atravessou a passagem de nível com a cancela fechada fê-lo oito segundos antes da passagem de um TGV (comboio de alta velocidade).

A direção dos caminhos de ferro franceses (SNCF) fez, entretanto, uma queixa oficial à Procuradoria-Geral francesa, considerando que a ação de um grupo de corredores na ‘clássica’ podia ter resultado numa tragédia mortal.