O ciclista belga Philippe Gilbert (BMC) anunciou hoje que não vai participar na Liège-Bastogne-Liège, ‘clássica’ que venceu em 2011 e que se disputa no domingo.

Glibert, que fraturou um dedo da mão esquerda numa altercação com um automobilista embriagado, ficou longe das primeiras posições nas duas primeiras clássicas do tríptico das Ardenas, a Amstel Gold Race (81.º) e a Flèche wallonne (91.º).

“Não posso defender a 100 por cento as minhas possibilidades, nem ajudar a equipa. Tenho de ser realista e procurar recuperar para estar em forma no Giro”, reconheceu o corredor de Liège.

‘Classicómano’ de excelência, o campeão do mundo de 2012 quer estar na partida da Volta a Itália, que arranca a 06 de maio, em Apeldoorn.

Também hoje a Sky informou que Chris Froome, vencedor do Tour2015, vai liderar a equipa britânica na ‘clássica’ de domingo.

O duplo vencedor da Volta a França nunca fez melhor do que o 36.º posto em oito participações na ‘La Doyenne’, considerada um dos cinco ‘Monumentos’ do ciclismo.