O espanhol Ion Izagirre (Movistar) foi o ciclista mais rápido no prólogo de abertura da Volta à Romandia, na Suíça, percorrendo os 3,95 quilómetros em 5.33 minutos, e garantiu a primeira liderança da prova de etapas.

O basco, campeão nacional espanhol em 2014, somou a segunda vitória da época, embora não seja um especialista em contrarrelógio. Ainda assim, Izagirre terminou com seis segundos de avanço sobre o holandês Tom Dumoulin (Giant) e sete para dois ciclistas da Sky, o polaco Michal Kwiatkowski e o britânico Geraint Thomas, terceiro e quarto classificados, respetivamente.

Mesmo sendo um percurso curto na cidade de La Chaux-de-Fonds, o prólogo continha alguma dificuldade, com cerca de 800 metros em subida, prejudicando assim os especialistas em terreno plano. O português Rui Costa (Lampre-Merida) ficou a 20 segundos do vencedor, no 33.º lugar.

Nos favoritos, o norte-americano Tejay Van Garderen (BMC) ficou a 11 segundos, o francês Thibaut Pinot (FDJ), a 12, e o colombiano Nairo Quintana defendeu-se, cifrando-se a 16 segundos do companheiro Izagirre.

Os últimos vencedores da prova - o britânico Chris Froome (Sky), em 2013 e 2014, e o russo Ilnur Zakarin (Katusha), em 2015 - ficaram a 26 e a 30 segundos do vencedor.

Mário Costa (Lampre-Merida) foi 74.º classificado, a 30 segundos de Izagirre, e Bruno Pires (Team Roth) terminou em 111.º, a 39 segundos.