O ciclista José Gonçalves (Caja Rural) assumiu hoje a liderança da Volta à Turquia, depois de terminar em sexto lugar a sexta etapa, de alta montanha, vencida pelo espanhol Jaime Roson, companheiro de equipa do português.

Na ligação mais curta da prova, entre Kumluca e Elmali, de 116,9 quilómetros, José Gonçalves 'sobreviveu' à última subida do dia, com oito quilómetros e inclinação média de 10%, terminando a 30 segundos do vencedor e de outros fugitivos que não representavam perigo à geral.

Roson isolou-se do já reduzido pelotão, que tinha o ex-líder espanhol Pello Bilbao em grandes dificuldades, e subiu rumo à vitória na companhia do polaco da Lampre, Przemyslaw Niemiec, vencedor da primeira etapa.

O espanhol foi mais forte no 'sprint' e festejou a primeira vitória da carreira, em 3:22.16 horas.

Gonçalves foi o segundo elemento da Caja Rural a finalizar a subida, com final a 1.900 metros de altitude, e garantiu o primeiro lugar, com 18 segundos de avanço para o espanhol David Arroyo, seu companheiro de equipa, e 46 sobre o cazaque Nikita Stalnov, da Astana.

O português ficou com mais de dois minutos de avanço para ciclistas fora do 'top-3', do qual se destaca o ex-líder Pello Bilbao, que é agora sexto, a 5.12 minutos.

No sábado, corre-se a sétima e penúltima etapa, entre Fethiye e Marmaris, com 128,6 quilómetros de extensão.