O português Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman) concluiu hoje no 13.º lugar a Volta à Califórnia em bicicleta, conquistada pelo francês Julian Alaphilippe (Etixx-Quick-Step), após o triunfo na última etapa do britânico Mark Cavendish (Dimension Data).

No final dos 138 quilómetros da oitava e derradeira etapa, com partida e chegada em Sacramento, Cavendish foi o mais rápido no ‘sprint’, impondo-se ao eslovaco Peter Sagan (Tinkoff) e ao norueguês Alexander Kristoff (Katusha), que registaram as mesmas 3:01.12 horas do vencedor.

Rúben Guerreiro foi 33.º, cedendo cinco segundos para Cavendish, e Tiago Machado (Katusha) concluiu a etapa no 67.º posto, um minuto depois do vencedor.

Mesmo assim Guerreiro subiu dois lugares para o 13.º posto, a 3.22 minutos do vencedor, Alaphilippe, enquanto Machado ‘caiu’ uma posição para o 28.º, a 12.56 minutos.

Alaphilippe ainda reforçou o estatuto de líder durante a etapa, aumentando em cinco segundos a diferença para a dupla de perseguidores da BMC, casos do australiano Rohan Dennis e do norte-americano Brent Bookwalter, segundo e terceiro classificados, a 21 e 43 segundos, respetivamente.