Cerca de 23.000 polícias vão garantir a segurança da Volta a França em bicicleta, que decorrerá em julho, num contexto de “risco elevado de terrorismo”, anunciou hoje o ministro francês do Interior.

Bernard Cazeneuve, que falava no final de uma reunião com a organização de prova, referiu que, “pela primeira vez”, elementos do Grupo de Operações Especiais da Polícia Francesa (GIGN) vão “acompanhar toda a prova, prontos a intervir a qualquer momento”.

“Qualquer um compreende que, este ano, a prova decorre num contexto especial”, afirmou o ministro, lembrando que, devido aos atentados ocorridos em Paris, em novembro do ano passado, o país continua em estado de alerta elevado.

O ministro considerou que o país deve “estar extremamente vigilante (…) face a um inimigo determinado que pode atuar a qualquer momento”.

Cazeneuve lembrou que a Volta a França “é, desde 1903, o maior evento desportivo gratuito e atualmente é visto ao logo das estradas por 10 a 12 milhões de pessoas”.

Além do Tour, cuja 103.ª edição decorrerá entre 02 e 24 de julho, França recebe o Europeu de futebol, que se disputará entre 10 de junho e 10 de julho.