O ciclista português Rafael Reis (W52-FC Porto) é o primeiro camisola amarela da 26.ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias, depois de ter vencido hoje o prólogo em Viseu.

Reis, líder do 'ranking' nacional, fez valer os seus dotes de contrarrelogista para cumprir os 4,5 quilómetros do prólogo em Viseu em apenas 5.37 minutos, rolando à média de 48,071 km/h.

O adversário mais próximo foi o seu colega de equipa Raul Alarcón, segundo a três segundos, com outro espanhol, Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), a ser terceiro, a sete.

"Esta época tem corrido bem. Faço muito trabalho específico de contrarrelógio e esse trabalho está a ter resultados. Hoje era uma prova muito curta, não chegava bem a ser um contrarrelógio. Por isso, podiam entrar na discussão mais corredores, mas dei o máximo e consegui vencer", descreveu Rafael Reis, que já no domingo passado comemorara, em Viseu, o triunfo num contrarrelógio, na última etapa do Grande Prémio do Dão.

O jovem 'dragão' vai partir de amarelo para a primeira etapa em linha do Grande Prémio Jornal de Notícias, que se disputa na quinta-feira, com uma ligação entre Viseu e Valongo.