O ciclista Daniel Mestre, da Efapel, venceu hoje a terceira etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, que agora lidera, após os 183 quilómetros entre Braga e o alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

O ciclista alentejano partiu da cidade bracarense com uma desvantagem de quatro segundos para o espanhol Raul Alarcón (W52/FC Porto), mas recuperou três segundos na meta volante de Viana do Castelo e assumiu o comando com os 10 segundos de bonificação, que conseguiu com a conquista da etapa.

Daniel Mestre revelou-se o mais possante na subida em empedrado para a meta, coincidente com uma contagem de montanha de segunda categoria, repetindo o sucesso que já lograra em Valongo, na primeira etapa.

António Carvalho (W52/FC Porto) manteve-se ‘na roda’ do homem da Efapel, o que não conseguiu fazer Raul Alarcón, que cedeu alguns metros na linha de meta, sendo o terceiro na tirada, a par de Henrique Casimiro (Efapel), uma vez que nem o ‘photo-finish’ conseguiu desvendar qualquer diferença entre ambos.

Na classificação geral, Mestre tem agora cinco segundos de vantagem sobre Raul Alarcón, sendo que o terceiro, a 23 segundos, é Rafael Reis (W52/FC Porto), primeiro líder da prova.

“Cheguei hoje à liderança e vou defendê-la amanhã [domingo], porque tenho uma equipa fantástica. É o meu primeiro ano neste grupo de trabalho e estou muito feliz, pois, na Efapel, acreditam em mim e vêm que tenho qualidades para ganhar corridas”, afirmou Daniel Mestre.

Além de ter conquistado a camisola amarela, Daniel Mestre colocou-se na frente das classificações por pontos e das metas volantes.

O espanhol Pablo Guerrero (Rádio Popular/Boavista) andou mais uma vez em fuga, na companhia de Mário González e Válter Pereira (Sporting/Tavira).

O esforço de pedalar quase 160 quilómetros em fuga solitária valeu a Guerrero a conquista da camisola da montanha, bastando-lhe agora terminar a corrida para assegurar a camisola azul.

A 26.ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias termina domingo, com a etapa final, que ligará Matosinhos (12:15) ao Porto, numa viagem com 171,6 quilómetros, que terminará, cerca das 16:30, em plena Avenida dos Aliados.

Com diferenças tão curtas entre primeiro e segundo classificados, o último quilómetro da tirada, uma subida em empedrado, desde a Ribeira até à Câmara do Porto, poderá provocar mexidas na classificação.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.