O suíço Fabian Cancellara (Trek-Segafredo) começou hoje da melhor maneira a sua despedida da prova nacional, ao vencer o curto contrarrelógio da primeira etapa da Volta à Suíça em bicicleta, no qual Tiago Machado (Katusha) foi o melhor português.

No seu ano de despedida do pelotão, Cancellara percorreu os 6,4 quilómetros nas ruas parcialmente molhadas de Baar em 07.38 minutos para vestir pela sexta vez na sua carreira (2003, 2007, 2009, 2010 e 2011) a camisola de líder após a primeira jornada da Volta à Suíça.

Com a vitória de hoje, o helvético, que deixou o segundo classificado, o belga Jurgen Roelandts (Lotto-Soudal) a um segundo, e o terceiro, o australiano Luke Durbridge (Orica-GreenEdge), a dois, igualou o recorde de maior número de triunfos na prova (11), detido em ‘ex-aequo’ por Peter Sagan, Hugo Koblet e Ferdi Kubler.

Bem longe dos lugares cimeiros ficaram os portugueses, com Tiago Machado a ser o primeiro representante nacional, na 95.ª posição, a 37 segundos do seu antigo companheiro de equipa.

Rui Costa (Lampre-Merida) gastou mais um segundo do que o compatriota da Katusha e ficou três posições mais atrás, enquanto Bruno Pires (Team Roth) foi 127.º, a 47 segundos, e Mário Costa (Lampre-Merida) 149.º, a 53.

No domingo, corre-se a segunda etapa, num circuito de 187,6 quilómetros com início e final em Baar.