A Etixx fez hoje a festa no final da quarta etapa da Volta a Suíça em bicicleta, colocando dois homens em primeiro e segundo na meta em Champagne, França, naquela que foi a última tirada para 'sprinters'.

O argentino Maximiliano Richeze lançou o 'sprint' para o colombiano Fernando Gaviria, mas na sinuosa parte final da etapa, com curvas apertadas, acabou por não ser passado e ter ainda 'gás' para ser o primeiro nos 193 quilómetros entre Rheinfelden e Champagne (5:08.21 horas).

Ao ver que à sua frente só tinha Richeze, Gaviria não forçou no final da tirada, permitindo assim a primeira vitória de sempre de um argentino na Suíça.

A chegada provocou um pequeno 'corte' na frente do pelotão e a dois segundos chegou o eslovaco Peter Sagan (Tinkoff), vencedor das duas etapas anteriores, que assim continua com a camisola amarela, com o belga Jurgen Roellants (Lotto) e o suíço Silvan Dillier (BMC) a nove segundos.

Rui Costa (Lampre), vencedor da Volta à Suíça em 2012, 2013 e 2014, esteve sempre bem posicionado no pelotão e entrou em 15.º, com o mesmo tempo de Sagan. Na geral, subiu dois lugares, para 29.º, a 51 segundos.

Tiago Machado (Katusha) perdeu meio minuto e desceu dois lugares, para 38.º, a 1.33 minutos de Sagan.

Mais atrasados, Mário Costa (Lampre) segue em 127.º (a 9.30) e Bruno Pires (Roth) em 135.º, a 13.29.

Na quarta-feira, a quinta etapa é relativamente curta (126 km), mas muito complicada, com três montanhas 'demolidoras' - o Furkapass, de categoria especial, o Gothard, de primeira, e por fim a escalada de 11 quilómetros do Cari.