O ciclista José Mendes sagrou-se hoje campeão nacional de estrada pela primeira vez, na categoria de elite, após vencer a prova em linha, de 177,1 quilómetros, que finalizou os Nacionais, em Braga.

O atleta, de 31 anos, ultrapassou Nélson Oliveira, da espanhola Movistar Team, na subida para o Bom Jesus, após ter recuperado uma desvantagem de 16 segundos à partida para a última das 11 voltas do circuito, e finalizou a corrida, no Sameiro, com um tempo de 4:50.06 horas (velocidade média de 36,629 quilómetros por hora).

O corredor vimaranense, que sucedeu a Rui Costa, deixou o atual tricampeão nacional de contrarrelógio e campeão nacional de estrada em 2014, a 18 segundos, e o terceiro classificado, Ricardo Vilela, da espanhola Caja Rural, a 59.

As movimentações na frente decorreram logo na primeira volta, quando um grupo de 14 corredores se instalou na frente da corrida, ficando posteriormente reduzido a oito unidades - Hugo Sancho, Rui Vinhas, Luís Afonso, Micael Isidoro, David Rodrigues, Nuno Almeida e Domingos Gonçalves - no final da segunda.

Samuel Caldeira, da W52-FC Porto, e Rui Sousa, da Rádio Popular - Boavista, acabaram por colar-se ao lote da frente, que concluiu a terceira volta com uma diferença de 02.10 minutos face ao pelotão, de 35 corredores, perdendo, a partir daí, vantagem para os perseguidores.

O grupo permaneceu intacto na dianteira até à sétima volta, quando Samuel Caldeira perdeu o contacto, e desintegrou-se ainda mais até à nona volta, com Rui Sousa, Joaquim Silva, da W52 - FC Porto, e Hugo Sancho, da LA Alumínios - Antarte, a passarem pela partida com uma diferença de 13 segundos para o grupo perseguidor de 10 corredores.

O desfecho da prova começou a desenhar-se na penúltima volta, com Nélson Oliveira, da espanhola Movistar Team, a lançar-se, isolado, para a frente e a atravessar a linha de partida pela 10.ª vez, com uma vantagem de 16 segundos sobre José Mendes.

A vantagem do ciclista de Anadia diminuiu progressivamente na última volta, com o corredor vimaranense a ultrapassá-lo na ascensão ao Bom Jesus e a alargar a diferença até aos 20 segundos, a 1,5 quilómetros da meta, antes de cortá-la após 4:50.06 horas de corrida.

A corrida, que terminou com apenas 18 dos 49 ciclistas que arrancaram, finalizou os Campeonatos Nacionais de estrada, iniciados na sexta-feira, em Braga.

Lista dos cinco primeiros classificados:

1. José Mendes (Bora-Argon 18), 4:50.06 horas.

2. Nélson Oliveira (Movistar Team), 4:50.24.

3. Ricardo Vilela (Klein Constantia), 4:51.05.

4. Amaro Antunes (LA Alumínios - Antarte), 4:51.15.

5. Daniel Silva (Rádio Popular - Boavista), 4:51:18.