O ciclista espanhol Alberto Contador (Tinkoff) garantiu hoje que o seu assalto à Volta a França ainda não acabou, mas assumiu que a queda na primeira etapa o deixou bastante maltratado do lado direito do corpo.

“Tenho a parte direita do corpo toda dorida, está realmente maltratada. Vou parar um pouco e tentar avaliar a minha condição”, disse o vencedor das edições de 2007 e 2009 mal cortou a meta em Utah Beach, no final da primeira etapa.

Contador caiu a cerca de 78 quilómetros da meta, ao traçar mal uma curva à saída de uma rotunda para ir embater num separador, numa altura em que o vento ameaçava criar cortes no pelotão.

“Não é a melhor maneira de começar. Em teoria, este era um dia tranquilo, mas complicou-se. É um golpe considerável. Mas, pelo menos, não serei forçado a abandonar [como aconteceu em 2014]”, reconheceu, prometendo, contudo, que o Tour ainda não acabou para si e que irá tentar recuperar na montanha.

Depois de receber tratamento no autocarro da equipa, o espanhol, de 33 anos, detalhou que tem feridas desde o tornozelo ao ombro direito.

“Puseram-me gelo, para evitar que inflame mais. É assim o ciclismo, muitos meses de preparação e no primeiro dia cais”, lamentou.

O líder da Tinkoff vai agora aguardar pelas próximas horas para conhecer o verdadeiro alcance das lesões.

“O ombro causa-me algumas dúvidas, quando o coloco em determinadas posições. Vamos ver. Penso que com o passar das horas, isto esfriará e terei mais dores”, completou.

Contador tem um historial recente de quedas na Volta a França, tendo caído na primeira etapa de 2011 e na décima etapa de 2014, sendo mesmo forçado a desistir nesta ocasião.