Volta a Espanha

24-08-2016 19:17

Meersman volta a ganhar etapa

O colombiano Darwin Atapuma manteve a camisola vermelha.
La Vuelta Cycling Tour
Foto: Lusa

Meersman celebra a vitória na Galiza

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O belga Gianni Meersman, da Etixx-QuickStep, ganhou hoje ao 'sprint' a quinta etapa da Volta a Espanha em bicicleta, à frente de um grupo ligeiramente adiantado do pelotão, com o colombiano Darwin Atapuma a manter a camisola vermelha.

Atapuma (BMC) chegou mais de um minuto atrasado nesta ligação entre Viveiro e Lugo, de 171,3 km, marcada por duas quedas coletivas já dentro da cidade, só que os tempos perdidos acabaram por não ser contabilizados, o que 'impediu' que Alejandro Valverde, um dos poucos favoritos no primeiro grupo, subisse a líder.

O português Tiago Machado (Katusha) foi o grande animador da tirada e recebeu o prémio da combatividade: andou em fuga na frente da prova durante mais de 150 quilómetros, para acabar por ser absorvido pelo pelotão com a aproximação a Lugo, a 14 km do final.

As quedas dos últimos quilómetros provocaram vários cortes no pelotão, com um grupo de pouco mais de uma dezena na frente, para lançar o 'sprint' e Atapuma a ficar num grupo secundário.

Pela segunda vez nesta Vuelta, Meersman foi o mais forte - já ganhara a segunda etapa -, atacando ainda longe da meta e não se deixando apanhar mais, para triunfar em 4:16.42 horas.

Conteúdo publicado por Sportinforma