Vuelta

01-09-2016 18:27

'Tréguas' entre os favoritos na chegada ao País Basco

A etapa de hoje da Vuelta, que incluía quatro contagens de montanha pelo meio, acabou por ser relativamente calma no que se refere à luta entre os favoritos, que guardaram os ataques para melhores ocasiões.
Nairo Quintana
Foto: Lusa

Nairo Quintana

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

Depois da seleção feita com as quatro escaladas, uma das quais de primeira, chegaram à meta em Bilbau ainda 42 ciclistas juntos, entre os quais o colombiano Nairo Quintana (Movistar), o britânico Chris Froome (Sky) e todos os elementos do top-10.

Com as tentativas de fuga a nunca terem grande avanço, a chegada da caravana da Vuelta a Bilbau acabou por ser uma chegada ao 'sprint', em que o belga Jens Keulelere, da Orica, foi mais forteue os habituais especialistas - o francês Maxime Bouet (Ettix-QuickStep) e o italiano Fabio Feline (Trek).

Beukelens demorou 4:31,43 horas para cumprir os 193,2 quilómetros entre Los Corrales de Buena e Bilbau, chegando à frente de um grupo de 42 unidades. A montanha, no entanto, fez 'mossa' nos menos bem preparados e o maior dos grupos atrasados chegou a quase 20 minutos.

Na geral, e na véspera de uma longa etapa de 213 quilómetos, com sete escaladas pelo meio, Nairo Quintana tem 54 segundos de avanço sobre Froome. Ambos já vencedores de outras grandes voltas, como o Giro e o Tour, ainda não têm a Vuelta no palmarés e são os que mais têm apostado no triunfo final.

Alejandro Valverde (Movistar) está a 1.05 minutos, o colombiano Johan Esteban Chavez (Orica) a 2.34 e Alberto Contador (Tinkoff) a 3.08.

O melhor português na etapa foi José Mendes (Bora-Argon 18), 29.º, integrado no primeiro pelotão. Tiago Machado (Katusha) perdeu mais 9.14 minutos e Mário Costa (Lampre) e Sérgio Paulinho (Tinkoff) atrasaram-se 19.25.

Na classificação geral, José Mendes, atual campeão nacional de estrada, continua a ser o mais bem classificado da sua equipa, em 22.º, a 10.21 de Quintana.

Tiago Machado é o 72.º, a 1.17.22, Sérgio Paulinho o 139.º, a 2:13.33, e Mário Costa o 152.º, a 2:26.39.

Conteúdo publicado por Sportinforma