A Câmara Municipal de Valongo vai atribuir a Medalha de Ouro Valor Desportivo ao ciclista Rui Vinhas, que venceu a 78.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta.

Em comunicado, a autarquia valonguense, do distrito do Porto, indica que a cerimónia pública será no sábado, pelas 17:00, na Casa das Artes de Sobrado (antiga Casa do Povo), onde também será homenageada a equipa W52-FC Porto-Porto Canal, que venceu esta edição da Volta por equipas.

"A atribuição da Medalha de Valor Desportivo visa o reconhecimento do trabalho e do inegável mérito desportivo do atleta Rui Vinhas. Este ciclista de 29 anos é o quarto sobradense a vencer a Volta a Portugal em Bicicleta, o que constitui um feito único em Portugal e motivo de orgulho para a Freguesia de Sobrado e para o Concelho de Valongo", refere a nota da câmara presidida pelo socialista José Manuel Ribeiro (Corrige no primeiro parágrafo o nome do vencedor da Volta a Portugal: Rui Vinhas e não Rui Vinhais).

Rui Vinhas é natural de Sobrado, concelho de Valongo, e representa neste momento a equipa W52-FC Porto-Porto Canal, depois de se ter iniciado no ciclismo com 12 anos, na equipa ADRAP de Penafiel.

Na época desportiva 2004/2005 ingressou na CASATIVA, criada pela União Ciclista de Sobrado, seguindo-se depois a equipa Paredes Rota dos Moveis e, em 2010, venceu a prova ALUVIA-Valongo, na categoria Sub 23, e em 2011 ingressou na LA ANTARTE como ciclista profissional.

Já nos anos de 2012 a 2014 fez parte da equipa do Louletano. No ano de 2015 venceu o Grande Prémio do Dão e em 2016 venceu o circuito Ribeiro da Silva, disputado em Lordelo, ambos como ciclista da W52.

O ciclista de Sobrado conquistou em agosto a 78.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, a principal prova do calendário velocipédico nacional, que há já cinco anos não era ganha por um português.

A atribuição da Medalha de Ouro de Valor Desportivo ao atleta Rui Vinhas foi aprovada por unanimidade na reunião pública da Câmara Municipal de Valongo, que se realizou a 01 de setembro.