O colombiano Johan Esteban Chaves (Orica-BikeExchange) confirmou hoje na estrada o favoritismo que lhe era apontado, ganhando a Volta a Lombardia, última grande corrida ciclista da época, antes do campeonato do Mundo.

A prova italiana, com 240 quilómetros entre Como e Bérgamo e muita montanha, teve apenas um português a concluir, Rui Costa (Lampre-Merida), em 15.º. Sérgio Paulinho (Tinkoff) e André Cardoso (Cannondale) estão na longa lista de desistentes nesta grande ‘clássica’ de outono.

Chaves, comprovadamente em grande forma pelo que se viu no Volta a Emilia, consegue um feito histórico em Bérgamo, já que é o primeiro colombiano a ganhar um dos 'Monumentos', o conjunto das cinco principais ‘clássicas’ de um dia.

Aos 26 anos, Chaves começa a ter um currículo de respeito, em que se inclui o segundo lugar no Giro e o terceiro na Vuelta, sempre com belas prestações em etapas de montanha.

Foi justamente na montanha, logo nas primeiras rampas de Selvino, que o 'colibri' - assim chamado pela pequena estatura - lançou o seu ataque, a 34 quilómetros do final.

O primeiro grupo já nem sequer era extenso e a primeira grande seleção entre quem estava a lutar pela corrida e os restantes, muitos dos quais a optar pela desistência, tinha sido delineada nas subidas de Sant'Antonio Abbandonato e Miragolo San Salvatore.

Outro colombiano, Rigoberto Uran (Cannondale), e o francês Romain Bardet (AG2R) foram os primeiros a responder a Chaves, juntamente com Diego Rosa, trepador italiano da Astana, que 'substituiu' Fabiu Aru, em dia negativo.

Bardet descolou na subida final, para Boccola, e o trio da frente acabou por decidir o pódio ao 'sprint', com Chaves a ser indiscutivelmente o melhor e a ganhar em 6:26.36 horas, à frente de Rosa e Uran, que terminaram com o mesmo tempo.

Rui Costa não conseguiu estar entre os melhores da corrida, desta vez, terminando em 15.º com um atraso de 5.02 minutos.

Terminaram a prova somente 61 ciclistas, número inferior ao de desistentes, que chegou aos 139.