Rafael Reis (W52-FC Porto) é o ciclista do ano em Portugal, com a W52-FC Porto a ser novamente a melhor equipa, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Rafael Reis (W52-FC Porto) terminou a época de 2016 como vencedor do Ranking Ciclista do Ano, que premeia o corredor mais regular do pelotão português, sucedendo no historial ao seu colega de equipa, o espanhol Gustavo Veloso.

O ciclista de Palmela, de 24 anos, fechou a época com 732 pontos, os mesmos que o compatriota Joni Brandão, mas bateu o corredor da Efapel por ser o mais vitorioso do pelotão luso, com oito triunfos.

O terceiro do ‘ranking’ foi Gustavo Veloso (W52-FC Porto), segundo classificado da Volta a Portugal, que ficou a seis pontos dos dois portugueses.

Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass), 29.º classificado, foi o Jovem Ciclista do Ano, por ser o sub-23 mais pontuado no final da temporada.

A W52-FC Porto ganhou folgadamente o Ranking Equipa do Ano, tendo amealhado 2.854 pontos. A Efapel foi segunda, com 1.849, e o Louletano-Hospital de Loulé fechou o pódio, com 1.125.