O ciclista português João Matias foi esta quinta-feira quinto na prova de eliminação dos Campeonatos da Europa de pista, superando as expetativas que apontavam para uma classificação no segundo terço da tabela.

João Matias, que participou entre 18 adversários, foi batido apenas por quatro deles, tendo resistido a 13 voltas de eliminação.

“O João está de parabéns, porque fez uma excelente corrida, discutindo o pódio, independentemente de não ter lá chegado. Durante a prova conseguiu resolver alguns problemas de posicionamento para ir avançando na competição”, elogiou o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

A corrida foi vencida pelo suíço Loic Perizzolo, seguido do grego Christos Volikakis e do checo Jiri Hochmann.

A seleção nacional estará representada no programa de sexta-feira por Rafael Silva, que competirá no concurso de ‘omnium’, que estreia o novo formato de quatro provas pontuáveis em Europeus.

O ciclista gaiense inicia a competição pelo ‘scratch’, a partir das 14:15, seguindo-se a nova prova, designada ‘tempo race’, às 16:30, a eliminação às 19:30 e a corrida por pontos, que encerra o ‘omnium’, às 20:40.