Ciclismo/Tirreno-Adriático

11-03-2017 19:01

Quintana conquista etapa e liderança

O português Rui Costa fecha o ‘top 20’, depois de hoje ter sido 17.º, a 01.22 minutos de Quintana.
Vuelta a Espana - Cycling Tour of Spain - 18th stage
Foto: Lusa

Nairo Quintana, ciclismo colombiano

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O ciclista colombiano Nairo Quintana (Movistar) assaltou hoje a liderança do Tirreno-Adriático, ao impor-se em solitário no alto de Terminillo, onde já tinha vencido em 2015.

Dois anos depois de erguer os braços em Terminillo e de subir à liderança da prova italiana, que haveria de ganhar, Quintana decalcou o passado, atacando em força a dois quilómetros da meta para deixar os britânicos Geraint Thomas (Sky) e Adam Yates (Orica-Scott) pregados ao chão e vencer com o tempo de 5:27.22 horas.

A jogada perfeita do colombiano da Movistar começou a cinco quilómetros do alto, quando acelerou no grupo dos favoritos e culminou com o golpe ‘fatal’, que deixou Thomas na segunda posição, a 18 segundos, e Yates na terceira, a 24.

A jornada de 171 quilómetros entre Montalto di Castro e Terminillo foi ‘madrasta’ para a BMC, que à quarta etapa perdeu a finalmente a liderança, com o anterior camisola azul, o australiano Rohan Dennis, a cair para a quinta posição da geral, que passou a ser comandada por Quintana.

O líder da Movistar é primeiro com 33 segundos de vantagem sobre Adam Yates, com o francês Thibaut Pinot (FDJ) a ocupar o terceiro lugar, a 56 segundos.

O português Rui Costa fecha o ‘top 20’, depois de hoje ter sido 17.º, a 01.22 minutos de Quintana.

O líder da UAE Team Emirates vai partir para a quinta etapa, uma ligação de 209 quilómetros entre Rieti e Fermo, na 20.ª posição da geral, a 02.19 minutos do colombino. Nelson Oliveira, o outro português em prova, está no 77.º lugar, a 22.56 minutos, depois de hoje ter concluído a tirada a 15.46 do seu líder.

Conteúdo publicado por Sportinforma