O ciclista espanhol Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) ganhou hoje a Clássica Aldeias do Xisto, uma vitória que lhe valeu também a conquista do Troféu Liberty Seguros.

Vicente García de Mateos esperou pela última subida do percurso que ligou a aldeia da Barroca, no Fundão, à aldeia da Cerdeira, na Lousã, no total de 140,6 quilómetros, para desferir um ataque que não teve resposta.

O ‘sprinter’ convertido em trepador aguentou todo o sobe e desce da viagem e ainda teve energia para ganhar em solitário na aldeia da Cerdeira, com o tempo de 03:58.34 horas, à frente do italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), segundo a 12 segundos, e do norueguês Andreas Vangstad (Sparebanken Sor), terceiro a 15.

“Ataquei logo na viragem para a subida final. Sabia que era um esforço curto, de cerca de quatro minutos, que se encaixa bem nas minhas caraterísticas, trabalhadas na pista. A vitória na geral do Troféu Liberty Seguros vem por acréscimo e compensa o trabalho de toda a equipa, que queria ganhar comigo nesta primeira fase da época, antes de me dedicar à seleção espanhola de pista que vai participar no Mundial dessa disciplina”, disse o espanhol, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Com o triunfo de hoje, Vicente García de Mateos levou para casa o Troféu Liberty Seguros. A competição, formada pela Clássica Aldeias do Xisto, pela Clássica da Arrábida e pela Prova de Abertura, foi conquistada pelo espanhol, com 130 pontos, com Amaro Antunes (W52-FC Porto) a ser o segundo, com 125, seguindo-se Sérgio Paulinho (Efapel) e Andreas Vangstad, ambos com 120.

Francisco Campos, que chegou às Aldeias do Xisto no comando da geral, foi coroado vencedor do Troféu Liberty Seguros em sub-23, com 75 pontos, mais 10 do que César Martingil (Liberty Seguros/Carglass) e mais 24 do que Ivo Oliveira (Equipa Portugal).

O Sporting-Tavira conquistou o Troféu Liberty Seguros por equipas.