Ciclismo/Aldeias do Xisto

12-03-2017 22:40

García de Mateos conquista Troféu Liberty Seguros

Vicente García de Mateos esperou pela última subida do percurso para desferir um ataque que não teve resposta.
ciclismo geral

García de Mateos conquista Troféu Liberty Seguros

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O ciclista espanhol Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) ganhou hoje a Clássica Aldeias do Xisto, uma vitória que lhe valeu também a conquista do Troféu Liberty Seguros.

Vicente García de Mateos esperou pela última subida do percurso que ligou a aldeia da Barroca, no Fundão, à aldeia da Cerdeira, na Lousã, no total de 140,6 quilómetros, para desferir um ataque que não teve resposta.

O ‘sprinter’ convertido em trepador aguentou todo o sobe e desce da viagem e ainda teve energia para ganhar em solitário na aldeia da Cerdeira, com o tempo de 03:58.34 horas, à frente do italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), segundo a 12 segundos, e do norueguês Andreas Vangstad (Sparebanken Sor), terceiro a 15.

“Ataquei logo na viragem para a subida final. Sabia que era um esforço curto, de cerca de quatro minutos, que se encaixa bem nas minhas caraterísticas, trabalhadas na pista. A vitória na geral do Troféu Liberty Seguros vem por acréscimo e compensa o trabalho de toda a equipa, que queria ganhar comigo nesta primeira fase da época, antes de me dedicar à seleção espanhola de pista que vai participar no Mundial dessa disciplina”, disse o espanhol, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Com o triunfo de hoje, Vicente García de Mateos levou para casa o Troféu Liberty Seguros. A competição, formada pela Clássica Aldeias do Xisto, pela Clássica da Arrábida e pela Prova de Abertura, foi conquistada pelo espanhol, com 130 pontos, com Amaro Antunes (W52-FC Porto) a ser o segundo, com 125, seguindo-se Sérgio Paulinho (Efapel) e Andreas Vangstad, ambos com 120.

Francisco Campos, que chegou às Aldeias do Xisto no comando da geral, foi coroado vencedor do Troféu Liberty Seguros em sub-23, com 75 pontos, mais 10 do que César Martingil (Liberty Seguros/Carglass) e mais 24 do que Ivo Oliveira (Equipa Portugal).

O Sporting-Tavira conquistou o Troféu Liberty Seguros por equipas.

Conteúdo publicado por Sportinforma