Ciclismo

05-04-2017 18:35

David de la Cruz veste 'amarela' na Volta ao País Basco

Ciclista espanhol da Quick-Step venceu a terceira etapa da 57.ª Volta ao País Basco e lidera a geral individual.
David de la Cruz
Foto: DR

David de la Cruz

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O ciclista espanhol David de la Cruz (Quick-Step) venceu hoje a terceira etapa da 57.ª Volta ao País Basco e lidera a geral individual depois de uma arrancada a solo na última subida.

O corredor contra-atacou a intenção do francês Romain Bardet (AG2R) no início da última de seis contagens de montanha, a 10 quilómetros do final, para vencer a etapa com três segundos de vantagem para o grupo perseguidor, em que o polaco Kwiatkowski (Sky) e o australiano Jay McCarthy (Brora) completaram o pódio com o mesmo tempo, num grupo no qual se inseria ainda Tiago Machado (Katusha), na 30.ª posição.

O pelotão tentou desde o início da etapa cortar quaisquer aspirações de fuga, ainda que, ao quilómetro 43, se tenham escapado nove corredores, apanhados a 22 quilómetros do fim, quando um dos favoritos à vitória, o espanhol da Movistar Alejandro Valverde, teve um furo na bicicleta, com o colega de equipa Gorka Izagirre a emprestar-lhe a sua.

Menos sorte teve o também favorito Simon Yates (Orica), que furou e perdeu um minuto e meio para o grupo dos favoritos.

Quanto aos portugueses, nota para a desistência de Rúben Guerreiro (Trek), que já na etapa de terça-feira tinha perdido muito tempo, com o colega de equipa André Cardoso a surgir na 69.ª posição, a 5,46 minutos do vencedor.

Rafael Reis ficou a mais de 16 minutos de de la Cruz, na 143.ª posição, tendo caído para o 129.º posto da geral individual, onde André Cardoso é 112.º.

O bom resultado de Tiago Machado permitiu ao ciclista luso aproximar-se dos primeiros lugares, estando agora na 32.ª posição, num salto de 38 postos, a apenas três segundos do líder.

A quarta etapa, marcada para quinta-feira, tem como destaque a chegada a Bilbau depois de 174,1 quilómetros de corrida e duas contagens de montanha de segunda categoría, uma delas a 14 quilómetros da meta.

Conteúdo publicado por Sportinforma