O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) ascendeu hoje à liderança da Volta ao País Basco em bicicleta, depois de vencer a quinta etapa, que ligou Bilbau a Eibar.

Num ‘sprint’ a cinco, Valverde foi o mais rápido, concluindo os 139,8 quilómetros em 3:26.32 horas, o mesmo tempo do francês Romain Bardet (Ag2r-La Mondiale), do colombiano Rigoberto Uran (Cannondale), do canadiano Michael Woods (Cannondale) e do sul-africano Louis Meintjes (UAE Emirates).

A três segundos do grupo da frente chegou o espanhol Alberto Contador, que, na véspera, tinha visto os comissários darem-lhe o mesmo tempo do pelotão depois de ter caído dentro dos três quilómetros finais.

A etapa de hoje ficou ainda marcada pela queda de Samuel Sanchez (BMC), na descida até à meta após a última contagem de montanha, numa altura em que o espanhol estava a atacar no grupo da frente.

Na geral, Valverde lidera com o mesmo tempo de Uran, Bardet, Meintjes e Woods, com Contador a três segundos, na véspera de um contrarrelógio de 27,7 quilómetros em Eibar – os primeiros 7,2 quilómetros são a subir.

Num dia em que o espanhol David de la Cruz (Quick-Step Floors), anterior líder, caiu para a nona posição, a 19 segundos, André Cardoso (Trek-Segafredo) foi o melhor português, ao terminar em 40.º, a 2.43 minutos de Valverde.

Tiago Machado (Katusha) terminou a 13.09 minutos do vencedor, com Rafael Reis (Caja Rural) a não terminar a etapa.

Na geral, Cardoso passou a ser o melhor luso, na 42.ª posição, a 12.00 minutos da liderança, três lugares à frente de Machado, que está a 14.34 de Valverde.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.