Ciclismo

10-04-2017 14:56

Volta à Bairrada serve como prova de abertura da Taça de Portugal

Presidente da Federação anunciou que competição será a primeira de três que compõem a Taça de Portugal de Elite e sub-23 em 2013.
Ciclismo geral
Foto: DR

Volta à Bairrada ocorre nos dias 22 e 23 de abril

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Volta à Bairrada em bicicleta, que vai para a estrada a 22 e 23 de abril, servirá como prova de abertura da Taça de Portugal, anunciou esta segunda-feira o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Designada Volta à Bairrada - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, a competição é a primeira das três que compõem a Taça de Portugal de Elite e sub-23 em 2017, revelou Delmino Pereira, no Luso (Mealhada), durante a apresentação da prova.

As outras corridas são o Grande Prémio de Mortágua, no dia 25, e o Grande Prémio do Dão, nos dias 12 e 13 de maio.

"A Volta à Bairrada é a uma marca de uma região que sempre gostou de jornalismo, uma região que respira paixão pela bicicleta e pelo ciclismo", resumiu Delmino Pereira, lembrando a proximidade do Centro de Alto Rendimento de Sangalhos.

Com um orçamento a rondar os 40 mil euros (praticamente coberto por patrocinadores), a prova vai percorrer 317 quilómetros e conta com mais de 120 atletas das principais equipas nacionais, incluindo também uma etapa especial da Taça de Portugal em Paraciclismo.

"Esta volta será uma verdadeira festa de ciclismo nas freguesias do concelho, já que o circuito faz com que os corredores passem três vezes por cada freguesia" revelou durante a apresentação a autarquia da Mealhada, que esteve representada pelo presidente, Rui Marqueiro.

A prova servirá também como o primeiro embate do ano entre as equipas Sporting/Tavira e W52 FC Porto, que regressaram à competição em 2016.

Este ano, a prova terá a designação 4 Maravilhas, numa referência à marca "Água, Pão, Vinho, Leitão - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada", lançada há dez anos.

A marca distribui anualmente a estabelecimentos comerciais como restaurantes, panificadoras ou produtores de vinho, galardões que garantem ao consumidor a autenticidade e qualidade dos produtos gastronómicos de referência do concelho.

Os galardões são fruto de uma parceria que envolve a autarquia, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar, a Comissão Vitivinícola da Bairrada e a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Conteúdo publicado por Sportinforma