Ciclismo

26-04-2017 17:41

Volta a Portugal comemora 90 anos da primeira edição

Primeira etapa da prova começou em 1927, em Cacilhas
Ciclismo geral
Foto: EPA/VINCENT JANNINK

Volta a Portugal chega aos 90 anos

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A primeira Volta a Portugal em bicicleta comemora hoje 90 anos, dia em que, em 1927, 42 ciclistas partiram de Cacilhas na primeira de “etapas verdadeiramente heroicas", considerou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

“Esta primeira Volta a Portugal em bicicleta teve a característica de percorrer todo o território nacional, com etapas verdadeiramente heroicas, longas e feitas em condições muito difíceis”, explicou Delmino Pereira, citado em comunicado, lembrando ainda a falta de estradas, os troços em terra batida e as bicicletas “pesadíssimas” da altura.

Depois de uma viagem de barco da Praça dos Restauradores até Cacilhas, 42 ciclistas partiram para a primeira de 18 etapas, distribuídas por 20 dias, da Volta inaugural, organizada pelo Os Sports, em conjunto com o Diário de Notícias, que teve em Augusto Carvalho o vencedor da geral.

A federação vai organizar, durante o ano, uma série de ações e eventos para recordar o arranque da prova, bem como “alargar a difusão do arquivo histórico” que o organismo detém, realçou em comunicado.

A Podium Events, que organiza atualmente a prova, cuja 90.ª edição estará na estrada de 04 a 15 de agosto, associou-se às iniciativas, por querer “dar a conhecer o que se passou durante estes 90 anos”, realçou Vasco Empis, administrador da empresa.

Conteúdo publicado por Sportinforma