O ex-ciclista Roberto Heras vai receber do Estado espanhol uma compensação de 724 mil euros por danos decorrentes da sua retirada prematura, causada por uma sanção relacionada com doping, posteriormente anulada, ditou hoje o Supremo Tribunal de Espanha.

Em causa está a anulação em 2012 do castigo por doping aplicado a Heras, por três vezes vencedor da Volta a Espanha, tendo ainda sido desclassificado após o triunfo em 2005, após análise positiva, por parte da Federação Espanhola de Ciclismo, que o Supremo confirmou.

O Supremo decidiu que a suspensão por dois anos aplicada ao ex-ciclista, que ditou a sua retirada prematura, com base numa análise positiva à EPO na Volta a Espanha, em 2005, não estava em conformidade com a lei, porque várias irregularidades foram cometidas na prática de análise.

Roberto Heras, que recorreu para o Tribunal de uma compensação financeira de 724 mil euros por prejuízo na sua carreira, conta no seu palmarés com as vitórias na Volta à Espanha em 2000, 2003 e 2004 e com duas etapas na Volta à França e na Volta a Itália.