Ciclismo

13-05-2017 22:49

Ciclista do Sporting arrasa a concorrência e lidera Grande Prémio do Dão

Alejandro Marque teve um desempenho muito superior a todos os adversários, sendo o único a concluir o ‘crono’ de Nelas em menos de 26 minutos.
Alejandro Marque
Foto: NUNO VEIGA / LUSA

Alejandro Marque

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O ciclista espanhol Alejandro Marque (Sporting-Tavira) é o primeiro camisola amarela do Grande Prémio do Dão, depois de hoje ter vencido o contrarrelógio da primeira etapa.

Num percurso exigente, com muitas zonas de sobe e desce e alguns troços técnicos, Alejandro Marque teve um desempenho muito superior a todos os adversários, sendo o único a concluir o ‘crono’ de Nelas em menos de 26 minutos.

O galego, que é um especialista da luta contra o cronómetro, demorou 25.33 minutos para cumprir os 19,5 quilómetros, pedalando à média de 45,729 km/h, deixando o segundo classificado, Daniel Mestre (Efapel), a 47 segundos, e o terceiro, Domingos Gonçalves (RP-Boavista), a 56.

“Fiz um bom trabalho, ao longo dos últimos meses, na bicicleta de contrarrelógio. Hoje, finalmente, encontrei um exercício individual com uma distância adequada para os contrarrelogistas fazerem a diferença e aproveitei”, explicou Alejandro Marque, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Tanto Mestre, como Gonçalves aproveitaram da melhor forma a menor aptidão de Antonio Angulo (LA Alumínios-Metalusa BlackJack) para o contrarrelógio - foi apenas 26.º hoje -, colocando-se como principais favoritos à conquista da Taça de Portugal, que se decide este fim de semana no Grande Prémio do Dão.

A segunda e última etapa da corrida do Dão vai disputar-se no domingo, ao longo de 152 quilómetros, entre Penalva do Castelo e Viseu.

Conteúdo publicado por Sportinforma