A seleção portuguesa de ciclismo qualificou-se para as provas de sub-23 dos Mundiais de estrada, alcançado o 16.º lugar da Taça das Nações, ao terminar hoje no oitavo lugar a Corrida da Paz, na República Checa.

Portugal somou 15 pontos, graças ao triunfo de Ivo Oliveira no prólogo e ao nono lugar final de Tiago Antunes, deixando a seleção a um ponto e um lugar abaixo dos 15 primeiros da Taça das Nações, que têm entrada direta na Volta a França do Futuro.

“As exibições de Portugal na Corrida da Paz e, há duas semanas, na Ronde de l’Isard, corridas que servem de barómetro para a entrada na Volta a França do Futuro, abrem excelentes expectativas para a obtenção de um convite para a corrida gaulesa”, refere a Federação Portuguesa de Ciclismo, em comunicado.

Hoje, na última etapa da prova checa, Tiago Antunes terminou no quinto lugar, a oito segundos do vencedor, o cazaque Dinmukhammed Ulysbayev, subindo ao nono posto da geral, a 3.11 minutos do belga Bjorg Lambrecht. O checo Michal Schlechel e o dinamarquês Niklas EG ocuparam os restantes lugares no pódio da corrida.

Ivo Oliveira e Jorge Magalhães terminaram a prova nos 35.º e 37.º lugares, a 15.01 e 15.42 minutos, respetivamente, tendo a seleção lusa terminado no oitavo lugar na classificação por equipas.