Ciclismo/ Angola

06-06-2017 20:58

Bengo acolhe 27º Nacional Unificado

Prova vai disputar-se entre 15 e 18 de junho.
Lenda su
Foto: SAPO Desporto

Prova vai decorrer no Bengo

Por SAPO Desporto c/Angop sapodesporto@sapo.pt

O 27º Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada Unificado vai decorrer entre 15 e 18 de junho na província do Bengo. A notícia é avançada pelo vice-presidente da federação angolana, Justiniano Araújo.

Com uma prova de contra-relógio individual de 20 quilómetros, um contra-relógio por equipas de 50 kms e uma de fundo de 140 quilómetros, o dirigente diz que a prova é resultado de uma última reunião da comissão do Bengo.
“Hoje realizou-se a última reunião preliminar com a comissão do Governo do Bengo. O percurso foi definido, pois estávamos em dúvidas entre a via Caxito/Kicabo ou Caxito/Ambriz e decidimos por esta última por ser tecnicamente melhor”, declarou à Angop Justiniano Araújo, que é também o diretor do campeonato.
A prova contará com representantes da província de Benguela com três equipas, Luanda com cinco ou sete (dependendo da condição financeira destas), Bengo com uma (Anil, que já participou a título experimental no campeonato provincial de Luanda e obteve o segundo lugar) e Namibe, estando por confirmar as províncias do Huambo, Huíla e Uige.
Em termos de condições, o Governo do Bengo dará todo o apoio institucional à FACI e a federação está a envidar esforços para dar os prémios às equipas participantes e para ter o corpo de juízes e cronometristas para fazer o campeonato.
Justiniano Araújo agradeceu o apoio que algumas unidades hoteleiras do Bengo que reduziram os preços na ordem dos 50 %, já que este ano as equipas terão de suportar as suas despesas.
Segundo o responsável, o motivo da escolha do Bengo deve-se ao comprometimento da Federação Angolana de Ciclismo (FACI) em organizar os nacionais nas províncias que acolheram a 1ª edição da Volta à Angola em ciclismo.
O campeão nacional em título, na classe de elite, é o ciclista Dário António, pela equipa do Benfica de Luanda. Com a extinção da equipa do Benfica de Luanda, os ciclistas transitaram para o Bai-Sicasal Petro de Luanda e o campeão Dário António vai defender este ano a formação tricolor.

Conteúdo publicado por Sportinforma