Ciclismo

12-06-2017 18:08

Michael Matthews assume liderança da Volta à Suíça após vitória ao 'sprint'

Ciclistas portugueses subiram na classificação geral.
Michael Matthews celebra a vitória na primeira etapa da Volta ao País Basco
Foto: EPA/MIGUEL TONA

Michael Matthews assume liderança da Volta à Suíça após vitória ao 'sprint'

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O australiano Michael Matthews (Sunweb) venceu hoje ao ‘sprint’ a terceira etapa da Volta à Suíça em bicicleta, conquistando simultaneamente a liderança da prova em Berna.

Matthews concluiu os 159,3 quilómetros entre Menziken e Berna, da terceira de nove etapas, em 3:49.48 horas, impondo-se ao eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe) e ao alemão John Degenkolb (Trek-Segafredo), arrebatando o primeiro lugar ao suíço Stefan Küng (BMC), que cedeu 19 segundos, ao terminar no 12.º posto.

Rui Costa (UAE Team Emirates), que se ‘mostrou’ nas últimas centenas de metros, na subida em empedrado, passou a meta em 12.º com o mesmo tempo do vencedor, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) foi 82.º, a 1.14 minutos.

Matthews, que partiu na segunda posição, a um segundo de Küng, lidera agora a prova com 10 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa, o holandês Tom Dumoulin, que recentemente venceu a Volta a Itália, e 11 sobre Sagan.

Rui Costa, que antes da competição apontou a um lugar entre os cinco primeiros, subiu sete posições para 18.º, a 29 segundos, mantendo-se na luta pelo triunfo, que conquistou em 2012, 2013 e 2014.

Nélson Oliveira ascendeu 10 posições para 79.º, a 11.36.

Na terça-feira, vai ser disputada a quarta de nove etapas, com 143,2 quilómetros entre Berna e Villars-sur-Ollon, numa viagem marcada pela alta montanha com passagem no Col des Mosses, a 1.445 metros, e com ingreme subida final com a meta instalada a 1.327.

Conteúdo publicado por Sportinforma