A vila de Freixo de Espada à Cinta acolhe, no sábado e domingo, a "Douro Gentlemen's Race", uma prova de ciclismo de resistência e competição onde impera a "entreajuda" dos elementos de cada equipa, indicou hoje fonte do município.

Segundo a mesma fonte, a "Douro Gentlemen's Race" é uma competição por equipas que tenta aprofundar a camaradagem entre os elementos, ao mesmo tempo que percorre estradas e paisagens desafiantes.

A prova, de cariz transfronteiriço, tem início em Freixo de Espada à Cinta e inclui passagens por Barca D'Alva, Poiares, Mazouco e Ligares, no distrito de Bragança, atravessando o rio Douro para a província espanhola de Salamanca, com passagem por La Fregeneda, Saucelle e Hinojosa del Duero em território do Douro Internacional.

"Vamos também promover o desafio entre equipas para que se construam melhores estratégias para se conseguir atingir o objetivo final, sendo uma oportunidade para promover o ‘teambuilding’ (espírito de equipa). Ao mesmo tempo vamos tentar garantir que, com esta dinâmica, as equipas andem durante todo o percurso", indica a organização em comunicado.

Os participantes podem agrupar-se em equipas de entre três e cinco elementos, sendo importante que os elementos "tenham alguns traços de caráter que os permitam concluir um desafio destes", frisa.

"Não é necessariamente preciso ser rápido, mas antes ser persistente, conseguir cooperar e seguir em frente, aconteça o que acontecer", enfatizam os promotores da "Douro Gentlemen's Race".

Outras das tónicas do desafio, e de acordo com os promotores, é que não haverá estradas cortadas e não haverá carros de apoio.

"O que estará à espera dos participantes será um longo e duro dia a pedalar com bons amigos, por locais e estradas das mais belas que conseguimos encontrar. Não somos campeões, mas antes pessoas com trabalho, com família e com as normais dificuldades de arranjar tempo para treinar", destaca o comunicado oficial da prova.