O eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe) impôs-se hoje ao ‘sprint’ em Cevio, no final da quinta etapa da Volta à Suíça em bicicleta, que continua a ser liderada pelo italiano Damiano Caruso (BMC).

Nelson Oliveira (Movistar) e Rui Costa (UAE Team Emirates) gastaram as mesmas 5:15.50 horas que Sagan, nos 222 quilómetros, entre Bex e Cevio, cruzando a meta nas 40.ª e 43.ª posições, respetivamente.

O eslovaco, bicampeão do mundo, conquistou o seu 14.º triunfo na corrida helvética, ao bater o suíço Michael Albasini (Orica-Scott) e o italiano Matteo Trentin (Quick-Step Floors), respetivamente, segundo e terceiro na tirada.

Caruso continua a liderar a classificação geral, aumentando ligeiramente a vantagem sobre o holandês Steven Kruijswijk (LottoNL-Jumbo), segundo a 16 segundos, e o esloveno Simon Spilak (Katusha-Alpecin), terceiro a 26.

Rui Costa, vencedor da prova em 2012, 2013 e 2014, permanece no oitavo posto, a 1.11 minutos de Caruso, enquanto Nelson Oliveira subiu sete lugares, para a 64.ª posição, a 18.38 do italiano.

Na quinta-feira, os 166,7 quilómetros entre Locarno e La Punt vão testar os trepadores, na sexta de nove etapas, com duas subidas com prémio de montanha, uma delas coincidente com a meta.