O colombiano Nairo Quintana (Movistar) indicou esta quinta-feira que o britânico Chris Froome (Sky) é “o favorito número um” para a Volta a França em bicicleta, a disputar entre 01 e 23 de julho.

“Para mim, Froome continua a ser o principal favorito. Está sempre forte no Tour e costuma chegar a 100%”, referiu Quintana, alargando o leque de candidatos a Richie Porte (BMC), Alberto Contador (Trek-Segafredo), Romain Bardet (AG2R), Adam Yates (Orica-Scott), Esteban Chavez (Orica-Scott), Fabio Aru (Astana) e Jakob Fuglsang (Astana).

Atendendo ao percurso da ‘Grande Boucle’ de 2017, Quintana disse esperar cumprir no contrarrelógio e evitar perigos na primeira semana, para chegar em igualdade na primeira chegada em alto, a Planche des Belles Filles, na quinta etapa.

Seguem-se as “muito exigentes” etapas pirenaicas e as “decisivas” nos Alpes, antes do contrarrelógio de Marselha, na 20.ª e penúltima etapa, “com um percurso atípico, com partes para roladores, mas também uma subida muito dura”.

“Creio que, com a montanha que há, o triunfo de quem chegar na liderança ao ‘crono’ está quase assegurado”, referiu o colombiano, vencedor da Vuelta em 2016 e do Giro em 2014.

Depois de dois segundos lugares, em 2013 e 2015, e um terceiro, em 2016, Quintana assumiu “boas expetativas” para a 104.ª edição do Tour, que vai enfrentar, pela primeira vez, depois de ter disputado a Volta a Itália, que terminou no segundo lugar.

“É verdade que todos os anos fiz duas grandes voltas, mas a preparação para estas duas é muito diferente da que fiz nas outras vezes, até porque o momento do ano não é o mesmo”, rematou o companheiro de equipa de Nelson Oliveira e Nuno Bico.