Do destino de Alberto Contador, que deverá ser decidido nas Astúrias, depende o sucesso da 67.ª Volta a Espanha, que no sábado arranca em Pamplona e que conta com o ciclista espanhol para recuperar a importância perdida nos últimos anos.
Fiéis defensores do compatriota no caso do controlo positivo por clembuterol na Volta a França de 2010, os espanhóis aguardam com ansiedade o regresso do seu filho pródigo às grandes vitórias, dando praticamente como certa a subida do ciclista da Saxo Bank ao lugar mais alto do pódio em Madrid.
Mas o triunfo certo de Contador depende de vários fatores. Primeiro, da forma física que apresentará depois de uma paragem prolongada de mais de um ano, decretada por decisão suprema do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS). Depois, dos rivais, em grande número, que se vão apresentar na prova espanhola.
Havia a expectativa de um reviver do duelo Contador-Andy Schleck na Vuelta, depois do mais novo dos irmãos luxemburgueses ter desistido devido a lesão da Volta a França, mas o arrastar dos problemas físicos, o positivo do irmão Frank durante a edição deste ano da corrida francesa e a guerra aberta com o diretor da RadioShack Johan Bruyneel adiou o reencontro.
Por isso, o líder da Saxo Bank terá de encontrar novo adversário e candidatos ao lugar não faltam. Há Juan José Cobo, detentor do troféu, que conta com Alejandro Valverde, seu companheiro na Movistar, para o ajudar ou substituir em caso de não estar à altura de defesa do título, ou Chris Froome, o grande agitador do Tour2012, agora no papel de chefe de fila da Sky, que tem Richie Porte, vencedor da Volta ao Algarve, como um dos planos de recurso.
Além do primeiro e segundo da edição passada, “El Pistolero” terá de ter atenção ao duo da Ag2R, Nicolas Roche e John Gadret, aos compatriotas Igor Antón (Euskaltel) e Joaquim Rodríguez (Katusha), dois nomes habituais na luta pela geral da Volta espanhola nas últimas edições, ao veterano Denis Menchov (Katusha), vencedor em 2005 e 2007, e aos sempre perigosos belgas Thomas De Gendt (Vacansoleil), terceiro no Giro2012, e Jurgen Van den Broeck (Lotto-Belisol), quarto no Tour2010.
Por último, a vitória de Contador dependerá de um fator crucial, ou melhor, de dois, a ele completamente alheios.
O destino do vencedor de 2008 e dos outros ciclistas que alinharem na 67.ª edição da Volta a Espanha em bicicleta decide-se nas Astúrias, com a 15.ª etapa, entre La Robla e os Lagos de Covadonga, e a seguinte, considerada a tirada rainha, com três contagens até ao final no alto do Cuitu Negru (são 2,8 quilómetros com rampas com 24 por cento de desnível), a fazerem uma seleção quase final, que será concluída na Bola del Mundo, colocada estrategicamente no penúltimo dia.
No final de uma temporada atípica, com Jogos Olímpicos e ausência dos principais nomes do pelotão no Tour, a Vuelta e os seus 3.360 quilómetros, distribuídos por 21 etapas, separadas por dois dias de descanso, prometem, com a cumplicidade de Contador, dar espetáculo e recuperar uma aura perdida nos últimos anos.