A Senhora da Graça decide, este domingo, quem ficará fora da corrida à vitória na 74.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, representando o primeiro grande teste aos candidatos a desfilar de amarelo em Lisboa.
O primeiro domingo da prova rainha do ciclismo português é, a cada ano, dia de romaria à Senhora da Graça para o público, dia decisivo para os candidatos à geral, que depois de saírem de Viana do Castelo terão pela frente 151,9 quilómetros até à contagem de primeira categoria, no topo do Monte Farinha.
A opinião do pelotão, que ainda conta com 147 ciclistas, é unânime: a quarta etapa não vai decidir quem ganha esta edição, mas vai afastar desde já alguns dos favoritos nas curvas e contra cuvas que levam à linha de meta, de uma subida de 8,4 quilómetros de extensão, com 7,5 por cento de inclinação.
O líder Jay Thomson (United Healthcare) deve ser o primeiro derrotado da jornada, que tem o aliciante de saber se João Cabreira (Onda) e David Blanco (Efapel-Glassdrive) conseguem repetir os triunfos de 2006 e 2010, respetivamente.